Como identificar um Turbo
Antes proceder à reparação de turbos ou para saber exactamente o modelo de um turbo reconstruido / novo para o seu automóvel, é necessário identificálo
Deve começar por encontrar a chapa de identificação do turbo (geralmente encontrase
junto à carcaça do compressor ou à carcaça central do turbocompressor).
Nesta chapa irá encontrar as referências necessárias para a correcta identificação do seu turbo.
Podemos identificar o turbo correcto para o modelo do seu automóvel através da:
1) Referência P/N (Part Number) – Referência relativa ao fabricante do turbo (Ex. Garrett, KKK, etc)
2) Referência O.E.M. (Original Equipment Manufacturer) – Referência relativa ao fabricante do motor/marca que vende o veículo (ex. BMW). Em alguns modelos de automóveis CATERPILLAR, DETROIT DIESEL, K.H.DEUTZ, JOHN DEERE, PERKINS, entre outros, esta referência é a única disponível.
Outros dados:
Referência S/N (Serial Number) – Número de série, único para cada turbo. Referese à data de produção, etc.
Model – Modelo do turbo, útil para serviços de reparação .
Como identificar turbos dos principais fabricantes:
Turbos Garrett
Podemos identificar a marca do turbos Garrett procurando a chapa com a inscrição GARRETT ou AIRESEARCH. Normalmente, a referência contem 6 dígitos, começando pelo numero 40, 45, 46 ou 7, seguido de mais quatro dígitos. Formatos mais comuns:
40XXXXX
40XXXXXXXX
45XXXXX
45XXXXXXXX
46XXXXX
46XXXXXXXX
7XXXXXX
7XXXXXXXXX
Denominação dos Modelos Garrett GT
Os Turbos Garrett da série GT contém uma nomenclatura que facilita identificação das principais
características do turbo.
Exemplo: G T 3 2 7 1 B F
Dígitos: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Descrição dos Dígitos:
1-2 Deverá ser sempre GT
3-4 Denominação de ranking – relacionada com o diâmetro da turbina e caracol de escape) 56
Diâmetro da compressora em mm ( caso seja superior a 100mm, só se utilizam os dois últimos
dígitos)
7-10 Utilizam-se para designar características específicas de cada modelo, segundo a lista abaixo:
Significado dos dígitos entre 7 a 10
A Geometría variável (VAT)
B Roda do compressor, sem porca
C Turbina de cerâmica
D Duplo orifício no bypass do caracol de escape
E Adaptador integrado no caracol de escape
F Selo em carbono
G Válvula de recirculação
H Adaptador separado no escape
I Colector de escape cotovelo e caracol de escape integrados
K Turbo hidraulicamente assistido
L Corpo refrigerado por água.
M Colector de escape e caracol de escape integrados
N Prato de Calor
P Geometria variável (VNT OP)
R Turbo com rolamentos
S Orifício único no bypass do caracol de escape
T Turbina em titânioalumínio
V Geometria variável (VNT)
W Caracol de escape refrigerado
Z Compacto
Turbos Holset
Nos turbos Holset, as referências contém normalmente cinco ou sete dígitos, embora também se encontrem algumas com seis dígitos (devemos neste caso adicionar o número 3 no seu inicio). As referências de sete dígitos costuma começar pelos números 3 e as de seis e de cinco pelo número 5.
3XXXXXX (7 dígitos).
5XXXXX (6 dígitos). Adicionando o número 3 ficaria 35XXXXX
5XXXX (5 dígitos).
(A) Referência P/N : Referência Holset
(B) Referência S/N: Numero de serie
(C) Referência O.E.M – Fabricante do motor / automovel
(D) Modelo do turbo
Turbos Mitsubishi
Nos Turbos Mitsubishi, a referência consta de 5 dígitos + 5 dígitos, embora também se encontrem algumas situaçoes em que os 3 primeiros números possam ter sido eliminados. Normalmente a referência começa por 49 (49XXX-XXXXX ou XXX-XXXXX).
Turbos KKK (BorgWarner)
Nos turbos KKK, a referência contem um total de 9 dígitos, com o formato 4 dígitos + 970 o 988 + 4 dígitos, começando normalmente por 52, 53 ou 54 (exemplo: 53??970???? ou 54??988???? )
Em alguns turbos das series K0 e KP as referências aparecem abreviadas, com o formato K??-??? ou K??-????. Alguns exemplos:
K03-011 = 5303-988-0011
K031-014 = 5303-988-0014
K04-001 = 5304-988-0001
KP31-002 = 5431-988-0002
KP35-000 = 5435-988-0000
KP39-007 = 5439-988-0007
Turbos Schwitzer (BorgWarner)
Nos turbos Schwitzer, a referência contem 6 dígitos, começando normalmente por 1 ou 3, com o seguinte formato:
1????? ou 3?????
Turbos Toyota
Nos turbos Toyota é possível identificar o seu modelo através das referências encontradas junto ao reservatório de admissão e exaustor. Normalmente, a referência do reservatório de admissão começa por CT, mais dois números e uma letra (CT???); e a referência do reservatório de escape é composta por 5 números (?????).
Nos modelos mais antigos a referência poderá aparecer junto à válvula do turbo, composta por 5 números (ex. 54090), onde devemos adicionar 17201 no seu inicio como 17201-54090.
Turbos IHI
A referência dos turbo IHI, é composta por duas letras + 1 ou 2 números ou 2 letras. Ex: VIAN, VI95, VI74, VA59B, VV14, VIBD, etc.
Turbos Hitachi
Nos turbos Hitachi não é possível identificar a sua marca externamente, apenas pela referência do turbo. esta deverá estar gravada no reservatório de admissão, tendo como formato:
HTXX-X. Começa por HT + 2 dígitos + uma letra. Por exemplo HT10-B
HTXX-XX. Começa por HT + 2 dígitos – 2 dígitos. Por exemplo: HT10-18
Email: geral@geoturbo.pt